Galileu Galilei

Galileu Galilei foi responsável pela superação do aristotelismo e pelo advento da moderna concepção da ciência.

O pensamento moderno é dividido em quatro características:
Antropocentrismo: o individuo coloca a si mesmo  no centro dos interesses e decisões.
Racionalismo: opões-se o poder da razão de discernir, distinguir e comparar
Saber Ativo: o conhecimento parte da própria realidade
Método: a busca de métodos adequados

A luneta conseguiu descobrir estrelas fisicas, infindáveis mundos, que a superficie da lua é rugosa,e que o sol tem manchas, etc.

Diário de bordo

No dia 31/10/15 os alunos dos primeiros anos do IFES campus montanha, realizaram uma visita técnica a Aracruz e São Mateus, com o objetivo de complementar os conteúdos trabalhados em sala, saindo da praça central do município de montanha.
Abaixo esta a lista com horários e suas respectivas passagens (locais, paradas, ponto de visita) com algumas fotos

4:00-encontro dos alunos na praça em montanha para a saída
5:00-horário de saída, devido a um atraso com os ônibus
5:20-passagem por vinhático
5:50-passagem por pinheiros
7:00-passagem por nova Venécia
8:20-passagem por são Mateus
10:30-chegada ao primeiro ponto de visita (aldeia indígena de são Aracruz), com uma palestra do cacique que durou cerca de 1 h e 10 m
12:20-fim da visita, e saída para o local de almoço
14:20-saída para São Mateus
14:10-chegada em São Mateus
16:30-chegada ao museu  
17:00-fim da visita e inicio das perguntas
17:30-saída do museu para o porto
18:40-saída de São Mateus
19:00-parada no Rodonaldo
19:20-inicio do percurso oficial de retorno
21:00 chegada do ônibus ao seu ponto de partida












Árabes




    

A civilização Islâmica nasceu na Arábia, península de 3 milhões Km². Localizada no Oriente Médio, possui um clima seco e muito quente.
Antes do surgimento do Islamismo os árabes eram politeístas, e a principal cidade dos islamitas é Meca, além de ser um grande centro comercial, por causa das feiras ali presentes.
É o lugar onde se encontra o templo Caaba. Dentro dele estava guardada a venerada Pedra Negra, que nada mais era que um meteorito.
O Islamismo teve seu início marcado pelo o que ocorreu com Maomé, quando esse meditava no monte Hira. Maomé ouvira o anjo Gabriel dizer que havia um único Deus, Alá, e um único profeta, Maomé. Depois que foi aceito pelos seus parentes, começou a disseminar suas ideias e a pregar.
No ano de 630, Maomé invadiu Meca, matou seus opositores, destruiu as imagens de Caaba e, assim, esta foi denominada a cidade oficial do Islamismo.
Islamismo quer dizer submissão a Deus. Para Maomé, o homem deveria submeter-se totalmente às vontades de Deus. O adepto ao Islamismo é chamado islamita ou mulçumano.
Práticas religiosas do Islamismo
- Orar cinco vezes por dia sempre com a cabeça voltada em direção a Meca.
- Jejuar durante o ramadã.
- Dar esmolas de acordo com o que possuir.
- Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.

Teletrabalho



O QUE É TELETRABALHO?

Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância. Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está a utilizar equipamentos que permitem que o trabalho efetivo tenha efeito num lugar diferente do que é ocupado pela pessoa que o está a realizar.

VANTAGENS E DESVANTAGENS


Mesmo com tantos estudos desenvolvidos ainda não se tem um consenso das vantagens e desvantagens do teletrabalho dentro de uma organização. Há alguns efeitos negativos como menor controle exercido pelas organizações, menor criatividade nas atividades executadas e jornadas de trabalhos que tendem a se prolongar além dos horários tradicionais. Outro problema encontrado é a perda de identidade e a dificuldade de uma estabilidade na construção da carreira. Já as vantagens são ligadas principalmente ao uso de tecnologia que seria o melhor entendimento dos processos organizacionais, compartilhamento de informações, agilidade na realização dos trabalhos além de conciliação entre a vida profissional e pessoal. Outro ponto é a flexibilidade no trabalho que pode influenciar no desenvolvimento da sociedade, no aumento da produtividade e redução no desemprego.

Evolucionismo

Resultado de imagem para evolucionismo social

 Havia diferentes tendencias no evolucionismo, era vista a cultura como um mero sistema adaptativo. A sociedade era avaliada pelo desenvolvimento tecnologica e economico para determinar sua evolução, e era representado por modelo evolutivo como:
  • Selvagens - eram formandas por caçadores e coletores, a sua vivencia era sofrida e a maior parte do seu tempo eles iam  em busca de alimentos e abrigos. Por isso eles não poderiam ser desenvolver sua cultura e a manisfestações artistica.
  • Bábaros- eram formandas por agricultura e pastores, eles era mais desenvolvindas do que a sociedade selvagens. pois eles desenvolveram  agricultura e crianção de animais. Dando um grande saldo para história da humanidade. E com essa evolução tercnologica passou a produzir mais e permitiu as suas trocas comerciais. E gerou mais trabalhos e maior desenvolvimento na arte e nas manisfestações culturais.
  • Civilizadas-eram formadas por urbanas e indrustrial. essa sociedade  permidiu um grande desenvolvimento das potencialisdades humanas. Pois buscou a melhor forma de amplia seus conhecimento na sociedade em comida  e bens.

Alta Idade Média

                           Alta Idade Média

Introdução

A Alta Idade Média é o período da história Medieval que tem início na queda do Império Romano do Ocidente (476) até o ano 1000. Corresponde ao período de formação e estruturação do feudalismo.

Principais características deste período:

- Formação de reinos independentes no final do século V (Reinos Franco, Ostrogodo, Visigodo, Vândalo, Suevo, entre outros). Estes reinos eram governados por uma nobreza composta por germânicos e descendentes que invadiram o Império Romano;

- Formação do feudalismo, com a integração da cultura romana com a germânica;

- Ruralização da Europa - economia baseada na agricultura, pouco uso de moedas, formação de feudos e poucos contatos comerciais externos;

- Poder descentralizado e fragmentado - força política e econômica nas mãos dos senhores feudais;

- Sociedade estamental e hierarquizada em ordens: clero (os que rezam), nobreza (os que guerreiam) e servos (os que trabalham); 

- Fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder da Igreja Católica;

- Teocentrismo e enfraquecimento da cultura laica;

- Invasões nos séculos IX e X - vikings, húngaros, sarracenos e eslavos invadiram e saquearam várias cidades da Europa. 

Fim da Alta Idade Média 

Não existe uma data específica que marca o fim deste período. Uma série de mudanças que ocorreram na Europa no século X é responsável pela modificação estrutural, econômica e cultural que deu início ao enfraquecimento do feudalismo. 

                                                O Império Carolíngio


A Gália

A Gália, conquistada pelo general romano Júlio César no século I a.C., era uma região bastante povoada. Seus habitantes, os gauleses, eram hábeis agricultores. Tornaram-se conhecidos por suas carroças com rodas revestidas de ferro, que evitava o desgaste da madeira, material usado na época.
Ao chegarem à Gália, os romanos construíram grandes vias de comunicação ligando as principais vilas. Essas vias favoreceram o desenvolvimento do comércio e do artesanato. Foram ainda os romanos que introduziram na região técnicas de cultivo de videiras e de fabricação de vinho.
Por um longo período, a região, dominada pelos romanos, ficou protegida contra invasões. Entretanto, no princípio do século V, um povo de origem germânica atravessou o rio Reno e entrou na Gália. Eram os francos. Eles conquistaram grande parte do território, estabelecendo-se no norte e, sobretudo, no nordeste.

O Reino Franco

Os primeiros reis francos descendiam de Meroveu. Por isso, os reis dessa dinastia chamam-se merovíngios. 
          
Meroveu, na metade do século V, lutou ao lado dos romanos contra os invasores hunos.
Clóvis, neto de Meroveu, venceu os alamanos, os burgúndios e os visigodos, ampliando fronteiras do reino. Com isso, no final do século V, os francos já dominavam  grande parte da Europa central.
A importância de Clóvis aumentou quando ele se converteu ao cristianismo, em 496, depois de derrotar os alamanos. Com a conversão, conquistou total apoio de condes cristãos  e bispos da Gália.

Com a morte de Clóvis, em 511, o Reino Franco foi dividido entre seus quatro filhos, ocasionando rivalidades e disputas entre eles. Por fim, em 628, Dagoberto subiu ao trono  e estabeleceu que, daí por diante, os reis francos teriam um único sucessor.
Após o reinado de Dagoberto, vieram os reis indolentes, assim chamados por não cumprirem as funções administrativas. O prefeito do palácio, uma espécie de primeiro-ministro, era quem efetivamente administrava o reino.
Um desses prefeitos, Pepino de Heristal, tornou o cargo hereditário e passou-o a seu filho Carlos Martel. Carlos Martel notabilizou-se por vencer os árabes, em 732, na batalha de Poitiers, detendo a invasão muçulmana na região central da Europa.
Em 743, foi coroado o último rei merovíngio, Childerico III.
O filho de Carlos Martel, Pepino, o Breve, incentivado pelo papa Zacarias, depôs Childerico III, assumiu o trono e fez-se  aclamar rei. Com isso, iniciou-se uma nova dinastia, a dos carolíngios, nome derivado deCarolus (Carlos, em latim). O sucessor de Pepino, o Breve, foi seu filho Carlos Magno.

Ilustração do palácio de Carlos Magno,

 em Aix-la-Chapelle.


                      


                  Feudalismo

O Feudalismo foi o sistema socioeconômico dominante na Idade Média. É derivado de feudo: área de direito do senhor sobre as pessoas, coisas e terras.A Sociedade feudal era formada pela aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e pela massa de camponeses (servos e vilões não proprietários).
O clero ocupa papel relevante na sociedade feudal. Os sacerdotes destacavam-se como servidores de Deus, detentores da cultura e administradores das grandes propriedades da Igreja, além de sua marcante ação assistencial aos desvalidos. A Igreja procurava legitimar o modo de agir da aristocracia, afirmando que Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem e que, portanto, uns deviam rezar pela salvação de todos (o clero), outros deviam lutar para proteger o povo de Deus (a nobreza) e os outros deviam alimentar com seu trabalho, aqueles que oravam e guerreavam (os camponeses).

Características Econômicas e Sociais:

Durante a alta idade média, que transcorreu entre o século V ao século XI, devido, principalmente a instabilidade política, fruto das invasões bárbaras, a economia feudal caracterizou-se pela auto-suficiência. Isto significa dizer que o feudo buscava produziu tudo que era necessário para a manutenção da comunidade. A quase inexistência de comércio impedia que houvesse um abastecimento externo ao feudo.Já na baixa idade média notou-se uma ruptura com as características de subsistência que apresentava o feudalismo. Com o fim das invasões e o surgimento de novas técnicas agrícolas foi possível a comercialização do excedente de produção.O aumento do comércio promoveu o desenvolvimento das cidades medievais. Grande parte dessas antigas cidades tinha um núcleo fortificado com muralhas, chamado burgo.

A decadência do feudalismo

O crescimento da população, verificado entre os séculos XI e XIV, foi extraordinário. Os nobres aumentaram em número e tornaram-se mais exigentes com relação aos seus hábitos de consumo: isso determinava a necessidade de aumentar suas rendas e para consegui-lo, aumentou-se grandemente o grau de exploração da massa camponesa. Esta superexploração produziu protestos dos servos, consubstanciados em numerosas revoltas e fugas para as cidades. A repressão a esses movimentos foi enorme, mas a nobreza e o alto clero tiveram razões para temer por sua sobrevivência.A palavra feudo significa propriedade. O sistema feudal era um sistema social fechado, fundamentado na propriedade da terra.Os senhores dos coutos (propriedades da Igreja) e das honras (propriedades da Nobreza) exerciam autoridade absoluta e só prestavam obediência ao rei

Sistemas de Informação












Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, seja ele automatizado, seja manual, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.  Convém ressaltar que o conceito de sistemas de informação costuma ser utilizado como sinônimo de sistema de informática, ainda que não sejam o mesmo. Este último pertence ao campo de estudo das tecnologias da informação, podendo fazer parte de um sistema de informação enquanto recurso material.
Em todo o caso, diz-se que os sistemas de informação tratam do desenvolvimento e da administração da infraestrutura tecnológica de uma organização. O sistema serve para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.  
Informações são dados oferecidos de uma forma significativa e útil para os indivíduos. Dados são correntes de fatos brutos que importam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de um forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. 

Todo Sistema de Informação que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo. 

Netiquetas





Segundo bases no Wikipédia, Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mailschatslistas de discussão.

REGRAS:

  • Evitar escrever em outra língua quando não solicitado.
  • Evitar ser arrogante ou inconveniente.
  • Não interromper o assunto tratado por outra pessoa.
  • Evitar ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero.
  • Respeitar para ser respeitado e tratar os outros como gostaria de ser tratado.

Império Romano

                                                           Império Romano



Introdução

A história do Império Romano é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios já vistos no mundo. Dos romanos. O legado que eles nos deixaram foi o direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental. E o Latim, que deu origem a língua francesa, italiana ,espanhola e a portuguesa.
Origem de Roma: explicação mitológica

Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.


 Formação e Expansão do Império Romano

Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses, liderados pelo general Anibal, nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum.
Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.

Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

Pão e Circo 

Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Crise e decadência do Império Romano

Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.
Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. 


                         Legado Romano

Muitos aspectos culturais, científicos, artísticos e linguísticos romanos chegaram até os dias de hoje, enriquecendo a cultura ocidental. Podemos destacar como exemplos deste legado: o Direito Romano, técnicas de arquitetura, línguas latinas originárias do Latim (Português, Francês, Espanhol e Italiano), técnicas de artes plásticas, filosofia e literatura.

Funcionalismo





O funcionalismo é um ramo da antropologia que procura explicar aspectos da sociedade, ele vê a cultura como um sistema integrado divido em varias partes, onde cada uma tem sua função especfica. 
Nesse ramo da antrolopolia ocorria trocas de objetos entre tribos diferentes formava o anel do Kula. As trocas representava não o individual, mas sim o coletivo, quer dize o que estava em jogo era a familia, a tribo e sua honrra diante da sociedade.

Patristica e Escolastica





Patristica era um estilo de filosofia da alta idade média, sendo representada principalme por Santo Agostinho, que tinha como objetivo conciliar a fé e a razão, tendo suas ideias baseadas em platão.

Já a escolatica foi um tipo de filosofia que surgiu na baixa idade média, sendo representada pricipalmente por São Tomas de Aquino, e tendo sua ideias baseadas em Aristóteles. Sua tese era de que sem a fé não poderia se alcançar a razão, pois a fé poderia auxiliar a razão, e sem ela não era possivel entender o sentido do nosso mundo.

Jogo de História


O Descobrindo Roma é um jogo para testar seus conhecimentos sobre Roma Antiga. Esse jogo faz com que você adquira conhecimento com uma interação divertida com os colegas de sala.

REGRAS DO JOGO:

O jogo se inicia depois de decidido qual o jogador que iniciará a partida. A cada pergunta respondida corretamente, o jogador correspondente poderá avançar uma casa. O jogo termina quando um jogador chega ao final da espada, que no caso é o tabuleiro.

Filme " O Nome da Rosa"






Após assistir o filme "O Nome da Rosa" na aula de Filosofia, podemos concluir que o filme conta a historia de estranhas mortes que começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano, incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.
O filme tem um caráter filosófico, pois os livros escondido no mosteiro eram sagrados e tratava de temas profanos da Filosofia, Teologia, Ciências e de diversas áreas do saber, que era omitido da sociedade na época. O filme em questão é uma forma de expressar o pensamento e os dogmas da igreja, que eram verdades inquestionáveis, que funcionava como uma forma da igreja querer controlar a cabeça das pessoas. O padre no contexto do filme buscava estabelecer um raciocínio diferente dos demais, mais que era proibido para a época em questão(baixa idade media), ele buscava estabelecer um ligamento entre ciência e a religião, coisa que a igreja não fazia.
Esse pensamento inovador para a época era o que a igreja católica mais temia, pois iria contra tudo que ela pregava.

Biografia e ideias de Santo Agostinho




Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão, anos mais terde teve contato com o neoplatonismo cristão.  Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Em uma de suas obras fez uma descrição de sua vida antes da  sua conversão ao cristianismo. Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as idéias eram de origem divina.  Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.  As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média. Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África. Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.Santo Agostinho ficou conhecido como o idealizador da revelação divina, e tentava conciliar fe e razão, de acordo com a Patrística que era a filosofia dos padres da igreja católica.


FRASES E PENSAMENTOS:


- "Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo." 

- "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza." 

- "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor." 

- "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você." 

- "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita." 

- "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar." 

- "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações." 

- "A verdadeira medida do amor é não ter medida." 

- "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio." 


RELAÇÃO COM SOCRATES:


Socrates e Santos agostinho acreditava na imortalidade da alma.




Biografia e ideias de Sócrates

Sócrates: um dos mais importantes filósofos da antiguidade
                         

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos fala que ele foi o pai da filosofia atual. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza  da alma humana.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes da sua época. Tinha grande necesssidade de levar seus pensamentos a outras pessoas, passando-os para frente, usava o dialogo para transmitir esse conhecimento através das palavras tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Sócrates não deixou nada escrito, tudo que existe sobre ele foi escrito pelos seus dois dicipulos, Platão e Xenofontes.

Uma de suas características bem peculiares era a de que ele gostava de caminhar descalço, para sentir o chão sob seus pés e ficar parado por horas, apenas pensando sobre alguma coisa. Ele também tinha o hábito de não tomar banho, essa era uma prática da qual ele não era muito adepto.

Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos sobre a cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos, deixando assim muitos pessoas insastisfeitas.

Ele desprezava a política e não se adaptava à vida pública, embora tenha exercido algumas funções no quadro político, inclusive como soldado. Seu método filosófico ideal era o diálogo, através do qual ele se comunicava da melhor forma possível com seus contemporâneos, no esforço de transmitir seus conhecimentos para os cidadãos gregos.

Em função de suas ideias inovadoras para a sua época, começou a atrair a atenção de muitos jovens atenienses, aumentando assim a sua popularidaede. Sócrates foi encarado como uma ameaça a sociedade, pois a elite da época acreditava que ele podia mudar a cultura e os costumes do povo grego com seu pensamento inovador, já que ia contras as ideias atuais. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

FRASES E PENSAMENTOS:


“É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima”;

“O princípio dos raciocínios é constituído pela essência das coisas do mundo”

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."

"Só sei que nada sei."

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."

- A palavra é o fio de ouro do pensamento.

 - É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.

- Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.

- A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.

- O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.

- Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.

- Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.

- Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.

- O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.

- A verdade não está com os homens, mas entre os homens.

- Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.